Connect with us

Agricultura

CAPES abre 300 mil vagas em cursos virtuais para professores

Publicado há

-

FARMÁCIA DO POVO EM ALTO PARAÍSO, AQUI TEMOS FARMÁCIA POPULAR

Farmácia do Povo. localizada a Avenida Jorge Teixeira, 3720, nossos Disk entrega 69.9.9949.0418, 3534-2845 Alto Paraíso Rondônia, Farmácia do Povo avisa que tem a Farmácia popular!

CLÍNICA PSICOLOGIA BEM-ESTAR

ELÉTRICA RURAL

COMO SE PROTEGER DO CORONA VÍRUS

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel,
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir, use mascara ao sair de casa.
  • Evite aglomerações se estiver doente.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados,
  • Não compartilhe objetos pessoais.
  • Prefeitura municipal de Alto Paraíso,
  • Secretaria municipal de Saúde.
  • DISK CORONAVÍRUS – 69-9-9206-0401

FONTE: GABINETE DA PREFEITURA

Sr: Acampos Barbershop

Sr: Acampos BarberShop

Sr: Acampos BarberShop

Barbearia e cortes de Cabelo.
Venha nos fazer uma Visita, estamos Localizados na Rua Emiliano Lopes, Centro de Alto Paraíso.
Contatos Zap – 69-9-8147-9287- 9-9610-9932

CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO ODONTORISO

Agendamentos 69 -9-9605-2929

ACIAP – Associação Comercial e Industrial de Alto Paraíso

ACIAP – Associação Comercial e Industrial de Alto Paraíso informa os novos horários de atendimento ao publico.

Segunda a Sexta Feira.

8:00 as 12:30 horas

13:30 as 17:00 horas.

DESIGNER VIRTUAL

Designer Vitória Brustolon

Trabalhos De Banners, Logomarcas flayer politico e santinhos. Web Designer. whats: (69) 9993-7807

SELARIA COUNTRY, estamos atendendo em novo endereço. Avenida Jorge Teixeira número 3062, em frente ao supermercado Português.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CAPES abre 300 mil vagas em cursos virtuais para professores

Capacitação, gratuita e on-line, ajuda professores da educação básica e alunos de licenciatura na produção de vídeo aulas.

A partir desta quinta-feira, 15 de outubro, estão abertas as inscrições para 300 mil vagas em cinco novos cursos gratuitos, totalmente on-line, para professores e estudantes de licenciatura em todo o país. A iniciativa, em homenagem ao Dia do Professor, é uma das estratégias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para enfrentar o impacto do isolamento social gerado pela pandemia da COVID-19 na área do ensino.

O objetivo é preparar os profissionais da educação básica para usar ferramentas on-line em sala de aula, quando do retorno às atividades presenciais, ou dentro de novos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Ali os atuais e futuros professores aprenderão a produzir seus próprios materiais audiovisuais e a aperfeiçoar suas práticas de sala de aula de maneira presencial ou a distância. Organizados para serem feitos a partir de novembro de 2020 e durante 2021, os cursos têm carga horária diferenciada e buscam atender às necessidades específicas de cada interessado.

O investimento na formação continuada de professores faz parte da diretriz da CAPES em buscar a valorização e a formação de professores da educação básica. Esta orientação está em sintonia com a visão do Ministério da Educação. “A pandemia de COVID-19 afetou a maioria das instituições de educação do País, levando os professores a adaptar as aulas presenciais para a modalidade virtual. Essa capacitação não será apenas pensando no atual momento que vivemos. As aulas on-line são uma realidade com ou sem pandemia. Temos que investir no desenvolvimento de conteúdos”, ressalta Milton Ribeiro, ministro da Educação.

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, considera que “uma nação se desenvolve à medida em que investe em educação, e as atualizações metodológicas são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem”. Segundo ele, “o uso de metodologias mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação, mais do que nunca, precisa ser incentivado” e “não se pode pensar em melhoria do processo de ensino e aprendizagem sem investir na qualificação contínua do professor”. Aguiar assegura que a CAPES está profundamente engajada “nessa missão de valorizar o professor no Brasil.

Fruto de uma parceria entre a CAPES e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), as 300 mil vagas foram abertas graças ao empenho para formatar a estrutura dos cursos e deixá-los acessíveis ao público-alvo. “A formação de professores é um tema que deve ser tratado de forma prioritária, principalmente se considerarmos o cenário atípico em que estamos vivendo no momento. A pandemia e as suas consequências forçaram profissionais da educação a uma rápida e intensa adaptação. Dessa forma, a parceria com a CAPES se torna muito valiosa pela oportunidade de crescimento e atualização que proporciona, dentro desta nova realidade que estamos vivenciando”, observa Gustavo Costa, reitor da UEMA.

Cursos
Em ordem decrescente, os cinco cursos começam em “Como Produzir Videoaulas”. Com 25 horas de duração ele ensina as técnicas básicas para produção de aulas em vídeo, mostrando a importância do planejamento e da construção de um bom roteiro na criação de vídeos educacionais.  Em seguida vem “Mediação em EaD”, com 30 horas. Aqui são apresentados os aspectos que envolvem a tutoria na educação a distância, as funções do professor/tutor, competências e habilidades imprescindíveis para trabalhar em cursos mediados por tecnologias, bem como os diversos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e as ferramentas utilizadas no processo ensino-aprendizagem.

O terceiro curso, “Desenho Didático para o Ensino On-Line”, é destinado a qualificar os participantes em Planejamento e Mediação e Instrumentos Avaliativos para Educação On-line. Sua carga é um pouco maior: 50 horas/aula.

Por fim, o quarto e quinto cursos – “Multimeios em Educação” e “Psicologia na Educação” – terão 60 horas de duração. O primeiro trata do uso da tecnologia como recurso didático e apresenta ao futuro professor, tecnologias que foram usadas na educação, mostrando formas de inovar e se apropriar dessa ferramenta, instigando assim a melhoria na aprendizagem. O último curso é voltado para o estudo científico proporcionado pela psicologia aplicada à educação e seu papel na formação do profissional. Nele o participante terá a oportunidade de compreender a evolução histórica da psicologia, identificando alguns dos seus principais conceitos e aplicando-os em suas atividades.

Inscrições
As inscrições serão abertas a partir do dia 15 de outubro, durante 30 dias corridos ou até o esgotamento das vagas, e podem ser feitas pelo seguinte endereço: https://eskadauema.com/theme/olm/catalog.php?category=21.Podem participar professores em exercício e estudantes de licenciatura. A formação de turmas se dará por ordem de inscrição.

A abertura destes novos cursos culminará com a oferta de quase 500 mil vagas em cursos on-line oferecidos pela CAPES desde março de 2020. Depois de oferecer 145 mil vagas em cursos gratuitos de português, matemática, estatística e tecnologias da informação e da comunicação, a estratégia da Coordenação está direcionada agora para o processo de ensino-aprendizado de conteúdo, materiais e ferramentas tecnológicas para o novo ambiente educacional virtual.

As ofertas de cursos obedecerão ao seguinte cronograma:

Cronograma de início dos Cursos
Novembro/2020 Como Produzir Vídeoaulas
Mediação em EaD
Desenho Didático para o Ensino On-line
Fevereiro/2021 Multimeios em Educação
Psicologia na Educação

 

 

Legenda das imagens:
Imagem 1: Ministro da Educação, Milton Ribeiro (Foto: Naiara Demarco – CCS/CAPES)
Imagem 2: Presidente da CAPES, Benedito Aguiar Foto: Naiara Demarco – CCS/CAPES)

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe
Continue Lendo
Clique Para Comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe Seu Comentário

Agricultura

10 º LEILÃO DIREITO DE VIVER DE ALTO PARAISO, EM PROL A HOSPITAL DO AMOR DA AMAZONAS UNIDADE PORTO VELHO

Publicado há

-

Alto Paraiso 30 de Novembro 2020.
CONTATOS: DOAÇOES
TOURO DE OURO 69-9-9262-6295
DOAÇÕES : 69-9-9918-8632
DOAÇÃO FAZENDA JL

DOAÇÃO FAZENDA JL

10 º LEILÃO DIREITO DE VIVER DE ALTO PARAISO, EM PROL A HOSPITAL DO AMOR DA AMAZONAS UNIDADE PORTO VELHO.
COMEÇAM CHEGAR AS DOAÇOES DE GADO PARA O LEILÃO VIRTUAL.
13 DE DEZEMBRO 2020., DE ALTO PARAISO., VOCE? JA FEZ A SUA DOAÇÃO?
DUVIDAS ZAP: 69-9-9918-8632
13 de Dezembro 2020 Online. Duvidas Chame no Watts 69- 9- 9918-8632

O LEILÃO NESTE ANO SERÁ VIRTUAL DEVIDO, AS NORMAS DE SEGURANÇA DA ANGEVISA, POR CAUSA DO CORONAVIRUS, NOVO COVID 19
 

Compartilhe
Continue Lendo

Agricultura

Manutenção do DER na RO-459 garante melhor acesso ao distrito de Bom Futuro

Publicado há

-

Muitas riquezas do Vale do Jamari, como minérios, a pecuária e a produção agrícola passam pelas rodovias primárias, garantindo o fomento econômico em Rondônia. Por isso, mesmo com o início das chuvas, os serviços de manutenção das estradas de Rondônia continuam. Exemplo disso, é mais um trecho da RO-459 que está sendo atendido pela equipe da 2ª Residência Regional do DER em Ariquemes, com os serviços de patrolamento, limpeza lateral, encascalhamento nos pontos críticos e valas para drenagem; melhorando a trafegabilidade nos 29 quilômetros que interligam o distrito de Bom Futuro à RO-457 e BR-364.

O diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), Elias Rezende, destaca que mais de 40 frentes de trabalho, formadas por servidores e máquinas do DER, executam obras de manutenção de estradas em todas as regiões. “São inúmeras ações do Governo do Estado que acontecem por meio do DER nas estradas de Rondônia. No decorrer do ano, levantamento de diversos gargalos impediam uma melhor trafegabilidade e, com qualidade técnica e economia, nossas equipes seguem com a mão na massa para atender as determinações do governador, coronel Marcos Rocha, de melhorar a vida da população que anseia por uma rotina mais confortável”, frisa o diretor Elias Rezende.

TRAVESSÃO B-40 NORTE (RO-457)

O diretor-geral informa também que a RO-457, conhecida como Travessão B-40 Norte, que garante o acesso à BR-421, também recebeu manutenção do DER. “Foram executados os serviços de conformação da plataforma, homogeneização, umidificação e compactação do material, recomposição dos equipamentos de drenagem com limpeza, instalações de bueiros e cascalhamento”, destaca Rezende.

O residente regional de Ariquemes, Marcos Venicio Araujo Raposo informa que a equipe atendeu 23 quilômetros de estradas na principal via de acesso para o escoamento da produção agropecuária da região, com grande fluxo de veículos particulares, coletivos, de carga de soja, gado e cassiterita; os serviços atendem os municípios de Ariquemes, Campo Novo de Rondônia, Buritis, de Monte Negro à sede do município de Alto Paraíso, e distritos de Bom Futuro e Triunfo.

Fonte
Texto: Gabriela Mourão
Fotos: Arquivo DER-RO
Secom – Governo de Rondônia

Compartilhe
Continue Lendo

Agricultura

Preparativos para a 9ª Rondônia Rural Show iniciam em Ji-Paraná; evento acontece de 25 a 29 de maio

Publicado há

-

A execução dos primeiros preparativos para a realização da 9ª Rondônia Rural Show já começaram. O evento está confirmado para ocorrer de 25 a 29 de maio de 2021, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

À frente dos trabalhos estão equipes técnicas da residência local do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) promovendo a limpeza geral das áreas aonde deverão ser instalados os principais estandes.

O serviço de limpeza iniciou pelo espaço destinado à implantação da sede do Governo de Rondônia. Durante o período da feira do agronegócio a administração estadual e o parlamento estadual transferem os despachos para Ji-Paraná, conforme estabelecido em Lei.

A limpeza segue o cronograma já definido pelo DER local. Após estes cuidados, as máquinas serão direcionadas para a recuperação e reestruturação das vias internas e externas do parque, bem como a melhoria e organização dos dois estacionamentos.

“Os preparativos iniciados o quanto antes geram mais tranquilidade para a realização de um grande evento estruturado. Com isso, o Governo de Rondônia demonstra o compromisso com o crescimento do agronegócio favorecendo a admissão de novos expositores e investidores no segmento”, disse o secretário regional, Everton Esteves, em vistoria ao Centro Tecnológico.

De acordo com o residente do DER local, Klayson Furtado, tudo começa pela limpeza para um resultado satisfatório. “A feira é uma vitrine de Rondônia para o mundo. Nossa parte é fazer o melhor para receber expositores e visitantes com conforto e comodidade”, ponderou, certificando a qualidade dos serviços feitos com maquinário do órgão.

A decisão de retomar a edição em 2021 foi concebida pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), que coordena o evento desde a implantação. Na semana passada, o secretário de Agricultura, Evandro Padovani, reuniu a equipe técnica e os representantes das empresas expositoras da feira no Centro Tecnológico.

Na pauta foram discutidos e alinhados os procedimentos para a realização da maior feira do agronegócio do Norte brasileiro, que foi acrescida em um dia a mais em relação aos anos anteriores. Dentre as questões abordadas, os cuidados sanitários no enfrentamento à pandemia de coronavírus foram bastante evidenciados.

Compartilhe
Continue Lendo

Agricultura

AROM emite recomendações básicas aos gestores que assumirão a prefeitura em 2021

Publicado há

-

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) está com diversas iniciativas para promover o conhecimento e auxiliar os recém-eleitos e atuais gestores, além de suas equipes, com a transmissão de governo municipal.  Para a entidade, é essencial que a o gestor eleito compreenda, o quanto antes, suas competências e se antecipe de informações sobre a real situação do governo que assume e, antes mesmo de posse em 1º de Janeiro, esteja organizado quanto as suas metas na administração.

A seguir, disponibilizamos um roteiro elaborado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) que aponta para ações importante a serem seguidas pelos novos prefeitos:

Tarefas que não podem esperar:

  • Defenda a autonomia do seu município. Lembre-se: a autoridade máxima no município é o prefeito ou a prefeita.
  • Organize sua equipe de forma a não contrariar os princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
  • Não cometa nepotismo.
  • Convide para te ajudar nas tarefas da administração secretários que sejam conhecedores da área em que vão atuar e que sejam gestores.
  • Escolha um procurador do município que tenha conhecimento e experiência de atuação no direito público.
  • Faça contato com o atual gestor e acerte as ações que precisam ser desenvolvidas em acordo.
  • Designe um dos integrantes da equipe para comandar a transição. Como sugestão há os secretários de administração ou governo e o secretário de fazenda ou finanças.

Fique atento(a)!

A escolha do primeiro e segundo escalão precisa estar focada nas atribuições que cada um terá e, principalmente, no conhecimento da área em que atuará.

O que o gestor eleito precisa receber no ato de transmissão do cargo?

  • Termo de Conferência de Caixa, que será lavrado ao final do expediente do último dia útil do mês de dezembro e que conterá informações sobre os valores em dinheiro, em cheques e demais documentos, devendo ser assinado pelo contador e pelo tesoureiro.
  • Boletim de Caixa e Bancos, relativo ao último dia útil do mês de dezembro, com o saldo transferido para o exercício seguinte, assinado pelo tesoureiro, pelo responsável pela contabilidade e pelo prefeito.
  • Demonstrativo das Disponibilidades, relativo ao último dia útil do mês de dezembro, consignando os valores de Caixa, Bancos conta-movimento e Bancos conta-vinculada.
  • Extratos bancários de todas as contas-correntes (movimento e vinculadas), acompanhados das respectivas conciliações dos saldos bancários em confronto com os saldos contábeis, se for o caso.
  • Chaves dos departamentos, dos veículos e dos equipamentos devidamente identificados.

Que informações você precisará buscar com o atual gestor?

  • Demonstrativo das dívidas do município, por qualquer forma assumida, constando restos a pagar, serviços da dívida a pagar, depósitos, débitos de tesouraria e dívida fundada interna, tudo com os indicativos de nome do credor, natureza da dívida, data do vencimento e respectivos valores.
  • Demonstrativo dos créditos do município, constando natureza, nome do devedor, data do vencimento e valor.
  • Relação de todos os convênios firmados e em andamento, constando órgão concessor, objeto e valores individualizados, quanto já foi recebido, quanto já foi executado e do que foi prestado contas, além das cópias destas.
  • Relação de contratos e termos aditivos dentro dos prazos de vigência respectivos com nome do contratado, objeto, valor, forma de pagamento e prazos de vigência, inicial e final.
  • Relação do patrimônio (para os bens móveis – descrição do bem, número do registro patrimonial ou similar, quantidade, localização e valores unitário e total; para os bens imóveis – descrição do bem, documento de propriedade, localização, destinação e valor atualizado).
  • Relação dos materiais existentes no almoxarifado, com descrição dos materiais, unidades respectivas, quantidade em estoque e valores unitário e total.
  • Inventário dos bens patrimoniais.
  • Relação dos créditos não tributários.
  • Relação de fundos especiais.
  • Demonstrativo analítico da dívida ativa.
  • Relação de dívidas.
  • Demonstrativo da aplicação de recursos oriundos da venda de ativos.
  • Demonstrativo das despesas assumidas nos dois últimos quadrimestres do mandato.
  • Quadro de cargos em comissão e funções gratificadas.
  • Quadro de cargos de provimento efetivo.
  • Listagem de contratados por prazo determinado.
  • Relação dos servidores cedidos.
  • Demonstrativo da situação das folhas de pagamento.
  • Demonstrativo do recolhimento de encargos sociais e demais obrigações patronais.
  • Demonstrativo do sistema de atendimento à saúde dos servidores (se for o caso), da compensação previdenciária com o RPPS e com o RGPS e fundos próprios de outros Entes.
  • Demonstrativo do percentual da receita corrente líquida absorvido pela folha de pagamento.
  • Estatuto dos Servidores Públicos Municipais.
  • Legislação do Regime Próprio de Previdência e listagens da sua organização administrativa, se for o caso.
  • Demonstrativo financeiro do Fundo de Previdência e índices de comprometimento com a folha de inativos e, ainda, o último cálculo atuarial realizado com indicativos das alíquotas.
  • Planos de Carreira dos Servidores.
  • Lei Orgânica Municipal.
  • Regimento Interno da Câmara de Vereadores.
  • Lei da Estrutura Administrativa e Regimento Interno do Poder Executivo Municipal.
  • Lei de Parcelamento do Solo Urbano.
  • Códigos de Obras e Posturas Municipais.
  • Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano.
  • Código Tributário Municipal e legislação que o regulamente.
  • Regulamentos de transportes, feiras, limpeza pública, ensino, saúde, bibliotecas, parques, jardins e cemitérios e outros.
  • PPA, LDO e LOA (estes últimos do exercício financeiro vindouro).
  • Ações cíveis, trabalhistas e outras, constando números do processo, partes e juízo.
  • Precatórios, com números dos processos, partes e respectivo valor.
  • Contratos de obras e serviços firmados e em andamento.
  • Convênios, acordos, consórcios firmados ou dos quais o município participe.
  • Desapropriações em andamento, amigáveis e judiciais.
  • Os processos e os planos de aplicação dos auxílios e das contribuições estaduais e federais já iniciados e em andamento.
  • As prestações de contas a serem realizadas até o final do exercício e as que devam ser encaminhadas no primeiro trimestre do exercício vindouro.
  • Relação dos conselhos municipais existentes e sua composição, constando legislação, mandatos, conselheiros titulares e suplentes com sua qualificação, endereços e representação.
  • Leis municipais de incentivos fiscais e outros.
  • Leis municipais que criem obrigações cujo cumprimento precisa ser realizado mensalmente ou no primeiro trimestre do exercício.
  • Relação dos servidores em estágio probatório.
  • Relação dos concursos realizados ainda vigendo e relacionados por cargo.
  • Relação de concursados por ordem de classificação em cada cargo e que ainda não tenham sido admitidos.
  • Relação dos assuntos de interesse do município em tramitação nas esferas federal e estadual e, se possível, descrição da situação em que se encontram.
  • Relação dos servidores que ao longo de 2020 receberam algum benefício extra da administração por conta da atuação no enfrentamento da pandemia da Covid-19, mas que tiveram esses benefícios suspensos por força das determinações da Lei Complementar 173/2020.

Confira também, o material disponibilizado pela AROM com o passo a passo e Minutas de Decretos necessários para os trâmites de Transição de Governo Municipal.

Assessoria AROM

Compartilhe
Continue Lendo

Agricultura

Alto Paraíso: Com João Pavan no DER e Polícia Civil em Porto Velho

Publicado há

-

Alto Paraíso: Com João Pavan no DER e Polícia Civil em Porto Velho…
✔️Junto com o prefeito eleito de Alto Paraíso, João Pavan, o vice Everaldo Gabaldo, e vereadores eleitos, Elissandra Queiroz e Formigão, participamos de reuniões hoje (24), em Porto Velho.
✅No DER com o diretor geral, Elias Rezende, tratamos sobre a ☑️👉🚧⚙️ponte do rio Jamari, na RO-459, onde fomos informados que só está aguardando a liberação do Tribunal de Contas para abrir nova licitação, 🆗também discutimos sobre a situação da ponte do rio Candeias, que dá acesso a Rio Pardo, Buritis e Porto Velho, em que a comunidade se reuniu e pagou pelo projeto, porém, apesar dos compromissos, o Governo do Estado ainda não conseguiu licitar. Além disso, também cobramos o ℹ️cascalhamento da RO-458 (TB-40 Norte) o que facilitará o acesso a Porto Velho por esta via,
ainda pedimos e foi confirmado a conclusão da obra de ▶️tapa buracos na RO-459, Alto Paraíso, 🔵recuperação da estrada do distrito do Garimpo Bom Futuro, 🟦o aterro da ponte na BR-421, Ariquemes, reafirmou que começa a puxar pedras para a base do aterro a partir desta quarta-feira (25), sobre 🔷as pontes da RO-257, Machadinho D’Oeste, que nos confirmou que a empresa deve entregar os projetos em breve, atendendo ao prazo, para em seguida licitar as cinco pontes da rodovia. 🔹E por fim, para o 5º BEC pedimos que façam a drenagem da água nas laterais do asfalto na entrada do distrito, antes que o volume de água não atinja a pista, atendendo ao pedido do vereador Nego Toledo.
🚓Na Polícia Civil estivemos reunidos com o delegado geral, Dr. Samir Fouad, e o diretor do Departamento de Polícia do Interior, Dr. Jeremias Mendes, tratando sobre o a volta do funcionamento da Delegacia de Polícia de Alto Paraíso, reafirmando o compromisso que já havia nos garantido, que os trabalhos retornarão a normalidade nos próximos dias, com o retorno dos funcionários necessários para o funcionamento, bem como, o prefeito eleito, João Pavan, se colocou a disposição para auxiliar no que for preciso ao assumir o mandato.

Compartilhe
Continue Lendo

Agricultura

Oxford anuncia que vacina contra a covid tem eficácia média de 70%

Publicado há

-

Proteção varia de 62% a 90% de acordo com as doses da vacina; vantagem do imunizante é ser transportado sob temperaturas entre -2°C e -8°C

Universidade de Oxford anunciou, nesta segunda-feira (23), que a vacina que desenvolve em parceria com o laboratório AstraZeneca possui eficácia média de 70,4% contra a covid-19.

Para isso, são necessárias duas doses do imunizante.

Um dos regimes de dosagem mostrou eficácia de 9Oxford anuncia que vacina contra a covid0% quando administrada com meia dose e uma inteira, enquanto o outro mostrou eficácia de 62%, com administração de duas doses inteiras.

Há testes em andamento no Brasil, na África do Sul e no Reino Unido desde abril deste ano em 24 mil voluntários. A fase 3 do estudo indicou que 131 pessoas receberam diagnóstico de covid-19 após a aplicação do imunizante.

Segundo a universidade, não houve casos graves ou hospitalizações envolvendo os voluntários do teste. O diretor do grupo da vacina de Oxford, Andrew Pollard, afirmou que os avanços com o imunizante vão permitir poupar vidas.

“Estas descobertas de que nós temos uma vacina eficaz vão salvar muitas vidas. Nós descobrimos que um dos nossos regimes de dosagem chega perto de 90% de eficácia e, se este for utilizado, mais pessoas vão poder ser vacinadas com planejamento. O anúncio de hoje só é possível graças aos voluntários da pesquisa e o trabalho duro e o talento do time de pesquisadores em todo o mundo”, afirmou.

A universidade afirma que a vacina é produzida com uma versão enfraquecida do adenovirus, que foi geneticamente modificado para que fosse impossível que crescesse em humanos.

A vacina avançou em cerca de 10 meses, enquanto um processo comum de desenvolvimento de um imunizante como esse leva cerca de uma década.

Compartilhe
Continue Lendo

Agricultura

DER conclui recuperação de 24 quilômetros da RO-459, garantindo o acesso de Rio Crespo à BR-364

Publicado há

-

DER conclui recuperação de 24 quilômetros da RO-459, garantindo o acesso de Rio Crespo à BR-364

O Governo de Estado, por meio das frentes de serviço do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO) espalhadas por diversas regiões de Rondônia, avança na manutenção das rodovias fazendo bom uso dos recursos públicos com técnica e qualidade na execução, evitando retrabalhos e transtornos na rotina dos usuários, como determina o governador, coronel Marcos Rocha.

Prova disso, são os serviços de manutenção, asfaltamento, limpeza lateral e sinalização que foram finalizados em 24 quilômetros da rodovia 459, trecho que interliga o município de Rio Crespo à BR 364, possibilitando o tráfego de caminhões carregados de produtos rurais e agrícolas, como também, qualidade de vida aos moradores da região no período de chuvas.

Acompanhando as ações in loco, o diretor-geral do DER, Elias Rezende, comemora mais essa missão cumprida com técnica e dedicação pelas equipes do Departamento. “Atualmente, os trabalhos do DER apresentam uma verdadeira união entre as equipes, para atender a população com os melhores resultados e cumprir às determinações do nosso governador. Na rodovia 459, os serviços de manutenção do asfalto nos 24 quilômetros de extensão, do trecho que liga Rio Crespo à BR-364 foram finalizados com sucesso, proporcionando melhor trafegabilidade com resultados duráveis”, destaca Elias Rezende.Os trabalhos foram finalizados pelas equipes da Usina de Asfalto de Porto Velho e da 2ª Residência Regional do DER em Ariquemes. O gerente da Usina de Asfalto de Porto Velho, o engenheiro Emerson Santos informou que os serviços de pavimentação asfáltica passaram, também, pelo perímetro urbano da RO-459 em Rio Crespo, garantindo infraestrutura e desenvolvimento ao município.

Fonte
Texto: Gabriela Mourão
Fotos: Gabriela Mourão
Secom – Governo de Rondônia

Compartilhe
Continue Lendo

Agricultura

LIVE COM O PREFEITO ELEITO DE ALTO PARAISO RO JOÃO PAVAN VICE EVERALDO GABALDO ASSISTA

Publicado há

-

LIVE 20 DE NOVEMBRO, COM O PREFEITO ELEITO DE ALTO PARAISO RO JOÃO PAVAN, VICE EVERALDO GABALDO, ASSISTA

 

Fonte: www.altoparaisonoticias.com.br

 

Compartilhe
Continue Lendo

Destaques

× Fale Conosco